segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exercício físico e Cancêr


Existem muitos tipos de cãncer, mas todos eles podem ser caracterizados pelo crescimento descontrolado e pela disseminação de células anormais. Normalmente, as células que constituem o corpo se reproduzem e se  dividem de maneira ordenada, com as células velhas sendo substituídas e as células danificadas sendo reparadas. Apoiadas pro certos fatores ambientais (por ex.: oxidantes e outras substâncias químicas, medicação e vírus) e internos (por ex.: hormônios, condições  imunológicos e mutações herdadas), algumas células sofrem alterações anormais e iniciam os processos (frequentemente levando mais de 10 anos) de se tornarem células cancerosas.

O exercício é recomendado para o paciente com câncer para melhorar a aptidão, a qualidade de vida e a disposição. O exercício possui um efeito imediato de melhora do humor e também estimula o apetite e retenção de tecidos musculares. Esses efeitos devem desacelerar a evolução clínica da doença, diz Dr. Roy Shephard, da Unversity of Toronto.

Estudos mostram que programas de exercícios moderados apresentaram melhora na “força física e no espírito de luta”. E também na melhora da capacidade de executar tarefas domésticas e atividades recreativas.

Fonte: livro: Exercício físico e Saúde. David C. Niewan, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário